SENAI

     COMUNICADO IMPORTANTE

As informações sobre as ESCOLAS TÉCNICASaqui citadas, foram atualizadas em Dezembro  de 2019 e poderão sofrer alterações futuramente de acordo com os novos EDITAIS DOS PROCESSOS SELETIVOS que serão publicados pelas Escolas Técnicas.

Portanto, acompanhe os NOVOS EDITAIS e FIQUE ATENTO!!!

 

ESCOLAS DA REDE SENAI

www.sp.senai.br

 

O SENAI OFERECE DUAS MODALIDADES

DE CURSOS GRATUITOS:

 

01 – Cursos de Aprendizagem Industrial – CAI

Formação Profissional em Nível Básico

Ao concluir o curso, o aluno receberá o CERTIFICADO de Aprendizagem Industrial.

É destinado aos jovens que já concluíram ou estão concluindo o 9o ano do ENSINO FUNDAMENTAL.

O curso tem a duração de quatro semestres e é ministrado em meio período, permitindo ao estudante frequentar, paralelamente, o ENSINO MÉDIO em outra escola.

ATENÇÃO !!! 

O VESTIBULINHO para ingressar no curso de Aprendizagem Industrial é SEMESTRAL, unificado para todas as escolas da rede SENAI e é realizado em DUAS ETAPAS:

1a) Para candidatos que POSSUEM CARTA DE INDICAÇÃO encaminhados por 

      empresas contribuintes  do SENAI – SP  e por empresas não contribuintes, 

      desde que tenham contrato com o SENAI – SP.

As inscrições, geralmente, abrem em  FEVEREIRO e JULHO OU AGOSTO e os exames são realizados em MARÇO e AGOSTO OU SETEMBRO.

   2a ) Para candidatos da comunidade que NÃO POSSUEM CARTA DE INDICAÇÃO de empresa.

As inscrições, geralmente, abrem em MAIO e OUTUBRO OU NOVEMBRO e os exames são realizados em JUNHO e NOVEMBRO OU DEZEMBRO.

 

DETALHE!!  

A idade MÍNIMA para ingressar será de acordo com cada curso escolhido, variando entre 14 e 18 anos na data de início do curso e, no MÁXIMO, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

 

02 – Cursos Técnicos de Nível Médio

Formação Profissional em Nível Médio

         Ao concluir o curso, o aluno receberá o DIPLOMA de Técnico.

       O CURSO TÉCNICO É OFERECIDO NOS SEGUINTES PERÍODOS:

  • Manhã e Tarde – duração: 04 semestres
  • A seleção é realizada por meio de processo seletivo unificado (Vestibulinho) e a prioridade para o preenchimento das vagas segue a seguinte sequência: candidatos que possuem CARTA DE ENCAMINHAMENTO de empresas contribuintes do SENAI – SP, candidatos encaminhados por empresas não contribuintes, desde que tenham contrato com o SENAI – SP e, posteriormente, a candidatos da comunidade.

 

  • Para se inscrever é necessário que o candidato tenha concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data de início das aulas.

 

DETALHE!!

A idade MÍNIMA para ingressar no CURSO TÉCNICO DIURNO será de acordo com cada curso escolhido, variando entre 14 e 17 anos na data de início do curso e, no MÁXIMO, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos, com exceção do candidato da comunidade que não se aplica a idade máxima de 24 anos.

  • Noite – duração: 04 semestres
  • O ingresso também é realizado por meio de processo seletivo. Destina-se a candidatos da comunidade que tenham CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO ou que estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.
  • Não há limite máximo de idade para ingressar no curso noturno.

ATENÇÃO!!!

  • O Vestibulinho para ingressar no CURSO TÉCNICO é SEMESTRAL e unificado para todas as escolas da REDE SENAI.
  • As inscrições, geralmente, abrem em Fevereiro ou Março e, no segundo semestre, em Agosto ou Setembro.
  • Só será expedido o DIPLOMA ao concluinte de CURSO TÉCNICO que comprovar a conclusão do Ensino Médio.

 

               SENAI PROCESSOS SELETIVOS 2021

 

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EMPRESAS

Orientações para candidatos encaminhados formalmente por empresa

O Curso de Aprendizagem Industrial é gratuito, destinado a quem busca capacitação para o primeiro emprego e tenha concluído o Ensino Fundamental II. Ele qualifica profissionais para atuar nas seguintes áreas do setor industrial:

• Administração • Construção Civil• Madeira e Mobiliário 
• Alimentos• Couro e Sintético• Mecânica
• Automação• Eletricidade• Metalurgia
• Automobilística• Gráfica• Refrigeração
• Calçados• Informática• Transporte
• Cerâmica• Joalharia e Lapidação• Têxtil e Vestuário

As vagas são ofertadas para candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP. Os candidatos também podem ser encaminhados formalmente por empresas não contribuintes, desde que tenham contrato com o SENAI-SP. Havendo vagas remanescentes, as vagas são oferecidas para a comunidade por meio de processo seletivo. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos na data de início do curso ou devem concluí-lo antes de completar 24 anos, exceto para os cursos:

  • Construtor de Carrocerias de Ônibus, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo, Ferramenteiro de Moldes para Plásticos, Mecânico de Usinagem para Moldes Plásticos e Operador de Processos de Transformação de Polímeros, em que é exigido, no mínimo, 16 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 24 anos;

 

  • Carpinteiro Telhadista, Ceramista de Louças Sanitárias, Construtor de Edificações, Eletricista de Redes de Distribuição Subterrâneas de Energia Elétrica, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial, Instalador Hidráulico, Instalador e Reparador de Equipamentos de Telecomunicações, Instrumentista Montador, Operador Ceramista de Placas de Revestimento, Operador de Injetora de Plástico, Operador de Processos de Fabricação de Joias e Folheados e Operador de Processos de Fundição, em que é exigido, no mínimo, 17 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos;

 

  • Almoxarife de Obras, Eletricista de Manutenção de Locomotivas, Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, Mecânico de Manutenção de Locomotivas e Vagões, Montador de Componentes Elétricos, Montador de Sistemas Eletroeletrônicos, Operador de Movimentação e Armazenagem de Cargas, Operador de Processos de Abate e Desossa de Bovinos, Operador de Processos de Beneficiamento Têxtil, Operador de Processos de Tecimento, Operador de Processos Químicos, Operador de Processos Químico e Mineral, Operador de Processos Siderúrgicos, Operador de Processamento de Cervejas, Operador Polivalente de Indústria Textil, Pintor de Obras e Soldador, em que é exigido, no mínimo, 18 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos

IMPORTANTE: Os cursos acima são aqueles que se enquadram como exceções, porém, o SENAI-SP não se compromete a ofertá-los por meio de processo seletivo aberto. Os cursos que irão compor as ofertas do processo seletivo estarão disponíveis no período de inscrição. Ao final do curso, os alunos recebem Certificado de Aprendizagem Industrial. A quantidade de vagas nos cursos disponíveis e as escolas que os oferecerão são divulgadas a partir do início do período de inscrição, nas datas indicadas no calendário abaixo: 

 

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

 

Seleção: A seleção dos candidatos será feita por meio de Avaliação de Desempenho Escolar;
Período de Inscrição: das 14h do dia 12/04/2021 às 21h do dia 26/04/2021
Divulgação dos resultados: (escolas e internet): 08/06/2021 – a partir das 14h;
Período de matrícula:
Candidatos classificados: 08, 09 e 10/06/2021;
Suplentes (1ª chamada): 11/06/2021;
Suplentes (2ª chamada): 14/06/2021

 

IMPORTANTE Consultar (por telefone, e-mail ou site) a unidade escolar na qual está inscrito(a), para informações sobre os procedimentos de matrícula.

 

TÉCNICOS

Cursos Técnicos

Os Cursos Técnicos são oferecidos gratuitamente.

A quantidade de vagas nos cursos disponíveis e as escolas ofertantes são divulgadas a partir do início do período de inscrição, na data indicada no calendário do processo seletivo abaixo.

Os cursos de formação técnica de nível médio têm organização curricular própria e independente do Ensino Médio e abrange diversas áreas industriais, como: mecânica, eletrônica, alimentos e vestuário.

Nestes cursos serão prestadas orientações individuais aos alunos, visando dar-lhes suporte para seu desenvolvimento profissional e de estudos. Os Cursos Técnicos são ofertados nas modalidades:

  • Curso Técnico – Diurno (manhã e tarde)

A seleção é realizada por meio de processo seletivo unificado e a prioridade para o preenchimento das vagas segue a seguinte sequência: candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP, candidatos encaminhados formalmente por empresas não contribuintes – desde que tenham contrato com o SENAI-SP e, posteriormente, a candidatos da comunidade.

É necessário que os candidatos tenham concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Além da escolaridade exigida, os candidatos encaminhados formalmente por empresas precisam ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluí-lo antes de completar 24 anos, exceção feita aos cursos:

  • Sistemas de Energia Renovável em que é exigido,no mínimo, 15 anos na data de início do curso e no máximo, idade que lhes permitam concluí-lo antes de completarem 24 anos;
  • Petroquímica em que é exigido,no mínimo, 17 anos na data de início do curso e no máximo, idade que lhes permitam concluí-lo antes de completar 24 anos.

A idade máxima considerada nos Cursos Técnicos oferecidos pelo SENAI-SP não se aplica aos candidatos da comunidade.

Os cursos informados acima compõem todos os títulos que se enquadram à exceção, porém, o SENAI-SP não se compromete a ofertar todos estes títulos por ocasião do processo seletivo. Os cursos que irão compor as ofertas do processo seletivo estarão disponíveis no período de inscrição.

Os alunos do Ensino Supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do curso.

  • Curso Técnico – Noturno

O ingresso também é realizado por meio de processo seletivo. Destina-se a candidatos da comunidade que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Só será expedido diploma ao concluinte de Curso Técnico que comprovar a conclusão do Ensino Médio. 

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

TÉCNICO DIURNO

Seleção: A seleção dos candidatos será por Avaliação de Desempenho Escolar

Período de Inscrição:das 14h do dia 12/04/2021 às 21h do dia 26/04/2021

Divulgação do resultado (escolas e internet):  08/06/2021 – a partir das 14h

Período de matrícula:

Candidatos classificados: 15, 16 e 17/06/2021

Suplentes (1ª chamada): 18/06/2021

Suplentes (2ª chamada): 21/06/2021

TÉCNICO NOTURNO

 

Seleção: A seleção dos candidatos será por Avaliação de Desempenho Escolar

Período de Inscrição:das 14h do dia 12/04/2021 às 21h do dia 26/04/2021

Divulgação do resultado: (escolas e internet):  08/06/2021 – a partir das 14h

Período de matrícula:

Candidatos classificados: 22, 23 e 24/06/2021

Suplentes (1ª chamada): 25/06/2021

Suplentes (2ª chamada): 28/06/2021

 

IMPORTANTE Consultar (por telefone, e-mail ou site) a unidade escolar na qual está inscrito(a), para informações sobre os procedimentos de matrícula.

 

 

       FIQUE ATENTO!!!

  • Consulte o EDITAL DO PROCESSO SELETIVO que será publicado pelo SENAI para obter mais informações e conhecer o calendário de inscrições e os procedimentos para participar do Vestibulinho.
  • Para saber mais detalhes e conhecer todas as unidades do SENAI existentes no Estado de São Paulo, consulte o site:

 

www.sp.senai.br

 

ou ligue para (11) 3322-0050